Sobre

Programas e projetos

Baseados em Ciência e Colaboração.

A primeira iniciativa desenvolvida pelo Instituto Talanoa foi criada com o objetivo de monitorar, analisar e influenciar políticas públicas socioambientais e climáticas no Brasil, elevando a transparência e a deliberação pública sobre a agenda. 

A Política por Inteiro realiza o acompanhamento em tempo real dos sinais políticos de mudanças relevantes anunciadas ou realizadas pelo Executivo Federal, bem como seus efeitos, em temas ligados às questões climáticas e socioambientais. Além disso, identifica as tendências e avalia a conjuntura, de forma cumulativa, por meio de análise de documentos, discursos e demais sinais políticos. Ao aliar tecnologia à inteligência humana, nossos especialistas analisam esses atos de forma sistemática e produzem conhecimento técnico que orienta governos, imprensa, organizações da sociedade civil e o setor privado.

Política Climática por Inteiro:

Em 2024, reforçando o compromisso em criar materiais baseados em ciência e que contribuam para a construção de conhecimento crítico e independente, a Talanoa lançou o Tá Lá no Gráfico. As narrativas visuais sobre diferentes temas relacionados à emergência climática têm alcançado um público cada vez mais amplo e ajudam a traduzir de maneira didática e aprofundada conceitos e temas que são, muitas vezes, desconhecidos até por pessoas do meio climático.

Para ler e consultar todos os materiais entre no link:
politicaporinteiro.org/ta-la-no-grafico/

Uma inteligência artificial desenhada para conversar sobre política climática brasileira. Essa é a NOA. Utilizando o que há de mais moderno em tecnologia de processamento de linguagem natural, ela responde sobre temas diversos. Sua base de dados é composta por documentos publicados pela equipe Talanoa. Por isso, a NOA é uma espécie de “IA coletiva”, uma forma rápida e amigável de acessar o conhecimento que o instituto acumulou desde sua fundação, em 2019. 

Para acessar a ferramenta basta clicar:
noa.institutotalanoa.org

Em 2024 a Talanoa tirou do papel uma ideia antiga: lançar um glossário para entender melhor o que influencia as políticas públicas relacionadas à mudança do clima. O ABC do Clima reúne verbetes, expressões e siglas usadas comumente por quem atua em políticas climáticas, mas que muitas vezes não são compreendidas ou “traduzidas” para o grande público. A cada semana, quando publicado o Boletim Semanal da Política por Inteiro, é lançado um novo verbete, que passa a compor este glossário permanente, gratuito e acessível. 

Acesse o Glossário ABC do Clima clicando aqui: politicaporinteiro.org/abc-do-clima/

Delineando uma estratégia de financiamento verde alinhada ao Acordo de Paris para o Brasil é um projeto para ampliar a ambição climática brasileira. A iniciativa vai contribuir para que o governo federal possa atrair mais recursos que ajudem a acelerar a adoção de medidas de adaptação e de redução de emissões.

É uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto Talanoa, em consórcio com a empresa ERM NINT, com apoio do UK PACT

ACESSE O PRESS RELEASE

Quais são as vantagens que o Brasil buscará manter ou criar para se tornar uma economia internacionalmente competitiva, reduzir desigualdades e ao mesmo tempo descarbonizar nesta década?

Buscamos identificar, discutir e propor as oportunidades e desafios do Brasil, por meio da construção de “cenários de aposta” à luz dos interesses nacionais e das responsabilidades globais de enfrentamento às mudanças climáticas.

As propostas de agenda pública foram comunicados, nacional e internacionalmente na COP26, para um amplo público, mostrando caminhos viáveis de orientação do nosso modelo de desenvolvimento, compatível com o Acordo de Paris e fortalecendo o Brasil frente a nova economia global. Estão disponíveis em Clima 2030.